10 Elementos de um golpe financeiro

Golpes e fraudes financeiras ainda se fazem presentes hoje em dia e infelizmente ainda vemos pessoas caindo nessas situações por falta de conhecimento e atenção a proposta que lhes é apresentada.

Nicolas Augusto de Sousa

1/23/20235 min read

Golpes e fraudes financeiras ainda se fazem presentes hoje em dia e infelizmente ainda vemos pessoas caindo nessas situações por falta de conhecimento e atenção a proposta que lhes é apresentada.

Como agente do mercado financeiro, é meu dever alertar e ensinar como esses golpes podem ser identificados, para que cada vez menos pessoas caíam nessas situações e para isso vou usar dois exemplos que vi recentemente para tratar dos elementos que compõe um golpe financeiro.

1º Exemplo:

Uma cliente do escritório onde trabalho recebeu as seguintes mensagens e um áudio falando sobre uma oportunidade que ela teria de investir e obter um retorno positivo sobre isso.

Eu sei que você reparou nos erros de português. Isso por si só já é um ponto para ficar alerta, qualquer relatório do mercado financeiro ou conversa com qualquer profissional, o português no mínimo é escrito e falado de maneira correta, mas esse é o menor dos problemas.

Repare que o golpista tenta passar a ideia de segurança utilizando palavras como "especialistas", "pessoas qualificadas", duas coisas que são naturais no mercado financeiro, quando se trata de lidar com dinheiro todo profissional do mercado deve ser capacitado. Gestores possuem suas certificações, analistas, assessores, entre outros. Não apenas isso mas também tem os seus registros em alguma instituição reguladora e fiscalizadora. Meu registro por exemplo você pode verificar no link da CVM abaixo pesquisando pelo meu nome e no tipo de participante colocando como AGENTES AUTÔNOMOS

Assim como você pode verificar para qualquer profissional que conheça em sua categoria de trabalho. Sob qualquer suspeita, não custa nada vir aqui e pesquisar o profissional.

Continuando... O golpista diz que os especialistas vão operar com segurança e logo mais abaixo no artigo isso será quebrado pela forma que ele explica. A operação visa o lucro e a empresa ficaria com 25% do resultado. Da forma que ele diz, faz parecer fácil ganhar dinheiro no mercado e a empresa ainda ficaria com 25% do resultado da operação. A respeito dessa taxa, Fundos de investimento cobram uma taxa de performance anual de apenas 20% do que exceder o índice de referência e não sobre o resultado de cada operação que for feita.

E as coisas pioram nas próximas mensagens com a promessa de rentabilidade alta. Uma operação que comece com R$2.000 e termine em R$15.000 em apenas 8h, é um resultado de 650%. Não vou entrar no mérito daqueles que conseguem ter esse tipo de resultado com Day Trade(exceção), mas o risco envolvido numa operação dessas para obter esse tipo de retorno é muito alto. Coisa que esse golpista diz que não tem ao prometer segurança na operação.

É preciso entender que para se obter altos retornos, precisamos correr mais risco. O golpista reforça a ideia de experiência e promete facilidade na operação, ele ainda pergunta para a cliente se ela tem interesse em investir com segurança, com todos esses pontos esclarecidos não é um equívoco dizer que ele já está forçando a barra. Mas fica pior com o áudio que ele enviou.

De início ele começa citando o nome de grandes empresas do mercado financeiro, bem conhecidas para passar mais uma ideia de credibilidade e segurança (BTG, Empiricus, ATOM, XP). E caso você não saiba, a Empiricus não é dona da XP, essas empresas não possuem relação e inclusive é o BTG que é dono da Empiricus (aquisição feita pelo Banco em 2021), essa é uma mentira das grandes e também mostra que o golpista não tem conhecimento e domínio sobre o mercado.

A situação ainda piora quando ele começa a explicar a parte do operacional que seria feito na Bolsa Mundial, o que ele quis dizer com isso? Existem diversas bolsas pelo mundo, mas não existe nenhuma bolsa mundial. Passa uma ideia de grandeza, algo muito complicado para qualquer investidor(a) PF alcançar. A operação ainda sim seria feita em Mini índice e Míni dólar, contratos futuros que são popularmente conhecidos e negociados aqui na Bolsa brasileira apenas, então o golpista também utiliza assuntos e termos populares para tentar convencer as pessoas. Minicontratos, Day trade, Criptomoedas, etc.

Felizmente a cliente perguntou para o seu assessor de investimentos antes de qualquer ação e foi alertada do golpe.

Abaixo temos o segundo exemplo:

Perceba que o usuário do Instagram começa falando que teve a oportunidade de participar desse investimento a curto prazo e com retorno imediato. Ou seja, se trata de uma prova social e esse tipo de prova é muito comum para a venda de qualquer produto/serviço pela internet, uma vez que existem pessoas que já utilizaram e fizeram a sua avaliação daquele produto/serviço, essa prova é ainda mais forte se algum parente ou amigo seu estiver falando desse produto. Não é por isso que aquilo realmente é algo bom, seguro ou lícito.

No 2º story já tem uma parte da conversa com o golpista respondendo a uma pergunta sobre risco e garantindo para pessoa de que a operação não possui risco de perda. A explicação do operacional também é muito pobre em detalhes, isso não quer dizer que investimentos e operações são assuntos complexos, na verdade são simples, mas toda explicação é munida de detalhes para que você entenda o que está sendo feito e como é feito.

A aplicação nesse tipo de investimento é feita via PIX, coisa que já não é segura por que não se trata de uma transação de mesma titularidade(seu CPF para o seu CPF), ou seja, a pessoa recebe o seu PIX e pode sumir com o dinheiro. Depois o golpista ainda pede as informações pessoais da pessoa para um "cadastro" pelo Instagram. Uma empresa pode ter vários canais de atendimento e o Instagram pode ser um deles, mas tome cuidado com onde você realiza o seu cadastro para algum tipo de serviço, no geral são feitos em aplicativos e sites oficiais.

Por fim a pessoa recebe o PIX de volta, dando a entender de que está tudo certo com a operação e que é seguro. Em sua ultima mensagem a pessoa diz que é apenas um investimento por CPF. Outra coisa que não existe, uma vez que você abre conta em uma corretora para investir você pode fazer operações que já realizou antes e inclusive novas operações.

Para encerrar esse artigo, deixo abaixo uma lista com os 10 elementos

1º - Aplicação feita via PIX/TED pra uma conta de terceiro;

2º - Explicações falaciosas, informações erradas e mentiras;

3º - Pobreza de detalhes nas operações;

4º - Promessa de rentabilidade alta;

5º - Promessa de segurança, operações feitas sem risco algum em ativos de risco;

6º - Taxa abusiva cobrada por operação;

7º - Exclusividade - Oportunidade única para investir naquilo. Fique atento(a) à frases que remetam a exclusividade, oportunidade e que causem a impressão de que você pode ficar de fora desse investimento;

8º - Cadastro não oficial - O cadastro é feito pelo próprio Instagram ou outras plataformas não oficiais;

9º - Passar credibilidade - Falando que existem especialistas, pessoas qualificadas e utilizando o nome de grandes empresas;

10º - Assuntos e termos populares.

Procure sempre um profissional certificado para te ajudar quando o assunto se trata do seu patrimônio.